domingo, 27 de agosto de 2017

2017 Renault Sandero RS Racing Spirit 2.0 MT6: nadando contra a maré

Texto e fotos por Yuri Ravitz
Modelo cedido pela Renault do Brasil

Renault Sandero RS Racing Spirit; edição especial limitada a 1500 unidades. Este é o número 16º

O ser humano vive de aparências. Buscamos transparecer alguma coisa o tempo todo, ainda que essa coisa seja um grande nada e, muitas vezes, fazemos de forma inconsciente. Apesar disso, como sempre, há a exceção da regra e alguns poucos desbravadores decidem ir além das aparências e mostrar que possuem essência, alma e que, por isso, vão contra a maré.

Gostamos e temos o costume de associar os carros às pessoas, pois, de fato, como entusiastas, percebemos muitas semelhanças. Enquanto a maioria dos carros gosta de parecer algo que não é (como os pseudo-aventureiros), alguns poucos podem se orgulhar de se diferenciar da multidão. Foi o que a Renault quis fazer ao transformar o Sandero em um legítimo "hot hatch" através de seu braço esportivo Renault Sport; sim, os europeus colocaram as mãos em nosso Sandero, e o resultado foi surpreendente, mas, não o suficiente para impedir a francesa de pensar em algo que deixasse o Sandero RS ainda mais interessante - é aí que entra o Racing Spirit, modelo limitado a 1500 unidades que traz tudo do RS comum e um pouco mais.

Detalhes únicos dos RS; luzes diurnas em LEDs, para-choque com desenho diferenciado e faróis com detalhes em preto brilhante sem as luzes de posição convencionais. Aqui elas são integradas às DRLs

Visual

Apesar de não ser o principal, o trabalho estético é importante em um modelo "apimentado", pois, realça a sensação de estar ao volante de algo especial. O Sandero RS conta com bodykit, rodas e interior diferentes do irmão convencional; o para-choque dianteiro traz corte aerodinâmico com luzes diurnas em LEDs, grade central avantajada e uma espécie de régua em preto brilhante na parte superior. Já o traseiro possui uma peça que lembra um extrator de ar com uma vistosa ponteira dupla (funcional) de escape à esquerda, placa ao centro e "olhos-de-gato" dos lados. Há ainda saias decorativas nas laterais e rodas de 16 polegadas de série, ou 17 como opcionais.

No Racing Spirit, os detalhes antes prateados tornaram-se vermelhos, enquanto que as portas ganharam faixas decorativas com o nome da edição e as rodas são sempre de 17 polegadas com pintura preto brilhante, capa central em vermelho e cinco raios vazados. As lanternas e faróis também têm acabamento interno em preto brilhante. No geral, a Renault soube aproveitar as linhas do Sandero e criou um conjunto visual atraente e exclusivo, mas, os detalhes vermelhos do Racing Spirit podem não agradar a todos.

Os RS são mais baixos que os Sandero convencionais. Detalhes vermelhos do Racing Spirit chamam atenção na rua

Mecânica

O Sandero RS traz o mesmo motor F4R do irmão Duster, mas, com diversos acertos individuais executados pela Renault Sport, tudo sendo comandado por um câmbio manual de seis velocidades com relações encurtadas. Confira a ficha técnica resumida logo abaixo:

Motor: 2.0 flex, 16 válvulas, 4 cilindros em linha, naturalmente aspirado
Potência: 150cv (E) / 145cv (G) a 5750rpm
Torque: 20,9kgfm (E) / 20,2kgfm (G) a 4000rpm

Com isso, ele é capaz de ir de 0 a 100km/h em cerca de 8 segundos e atinge máxima de 202km/h, bons números que devem ser creditados ao câmbio "curtíssimo" que privilegia os engates da 3ª, 4ª e 5ª marchas, mas, que se mostra cansativo no dia-a-dia, especialmente nos muitos congestionamentos que o brasileiro é obrigado a enfrentar constantemente.

Freios a disco nas 4 rodas, suspensão retrabalhada, controles eletrônicos de segurança; os RS são especiais

A suspensão do Sandero RS (independente na dianteira, eixo de torção na traseira) foi retrabalhada especialmente para ele, sendo bem mais rígida que a do modelo convencional, o que garante estabilidade e firmeza em trechos sinuosos. Por falar em estabilidade, a Renault incluiu freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controles de tração e estabilidade. O grande destaque e diferencial do Racing Spirit está na borracha; todas as 1.500 unidades sairão de fábrica com suas rodas aro 17 calçadas em pneus Michelin Pilot Sport 4, os mesmos que a Mercedes-Benz (e outros fabricantes renomados) utiliza há anos, inclusive em sua linha AMG de alto desempenho. Com os PS4, o esportivo gruda no asfalto e devora as curvas sem pena, porém, tome cuidado com os buracos.

Cabine trocou o forro claro do teto pelo escuro, e adotou mais detalhes em vermelho. Couro sintético no volante, preto brilhante no console central e puxadores de porta

Tecnologia

Por ser um modelo sem opcionais e que beira os R$70.000, a Renault precisava incluir um pacote satisfatório de itens de série. Todo Sandero RS e RS Racing Spirit traz por padrão: vidros, travas e retrovisores elétricos, ar condicionado automático, controle de cruzeiro com comandos no volante, computador de bordo, alarme presencial com comando na chave, multimídia com GPS/Bluetooth/USB/Aux e tela sensível ao toque, controles eletrônicos de tração e estabilidade, botão "RS" com três modos de condução (normal, Sport e Sport+), luzes diurnas em LEDs, banco do motorista e volante com ajuste de altura, pedais em alumínio e comandos internos de abertura do porta-malas e tampa de combustível.

Os RS trazem apenas a sigla RS e o nome Renault Sport; nome "Sandero" saiu de cena, conferindo exclusividade

Como Anda

Após os primeiros minutos ao volante do Sandero RS, já é possível perceber que não se trata de um "esportivado" como nos habituamos a ver por aí. O câmbio de relações tão curtas faz com que o pequeno tenha fome de velocidade o tempo inteiro; quando há espaço para acelerar, nota-se que o ponteiro do velocímetro cresce quase que de forma contínua, pois, o motor chega rápido na faixa de torque máximo que, por ser farto, não deixa o RS perder o fôlego em momento algum. Por conta dos meros 1.161kg, a relação peso-potência é de apenas 7,74kg/cv, o que favorece a desenvoltura e ajuda nas retomadas (5,9s de 80 a 120km/h em 4ª marcha).

O botão RS no console central altera o escape e a forma como o controle de estabilidade atuará, sendo desligado totalmente no modo Sport+ ativo (com indicador visual no painel), deixando o carro mais solto e sensivelmente mais esperto até mesmo em baixas velocidades. Interessante é que, apesar de toda a construção agressiva, o Sandero RS não chega a ser um carro desconfortável; a ergonomia não é das melhores devido aos assentos com apoio lombar muito pronunciado, entretanto, a suspensão mais rígida e os pneus esportivos não comprometeram o rodar macio do carro mesmo em pisos ruins, mantendo a serenidade característica da dupla Sandero/Logan e absorvendo os impactos com eficiência. O consumo aproximado é de 7,5km/l (G) / 5,9km/l (E) na cidade e 10,5kml (G) / 7,6km/l (E) na estrada.

Rodamos quase 1000km durante nossa semana de teste. Veredito: o RS nos grandes centros urbanos é como um leão aprisionado em um zoológico

Vale a Pena?

Se você faz questão de comprar carros 0km e procura diversão, essa é a escolha certa. Por R$66.400, o Sandero RS Racing Spirit chama atenção nas ruas e mostra sua exclusividade através do design, dos detalhes (como os emblemas RS na dianteira e na traseira, abolindo o nome "Sandero" da tampa do porta-malas) e da diversão ao volante, especialmente depois da chegada dos novos pneus exclusivos da versão. Entretanto, o pequeno francês peca no acabamento que abusa dos plásticos duros e na falta de refinamento na cabine, elementos que precisaram se manter em segundo plano para que o preço do RS fosse mais atraente. Sua proposta é a de ser um modelo diferenciado para um público diferenciado, e o fato de não ter concorrentes diretos ajuda na hora de fechar negócio.

Não deixe de conferir o teste em vídeo no nosso canal no YouTube através do link: 


Mais fotos do Sandero RS Racing Spirit (clique para ampliar):