terça-feira, 14 de novembro de 2017

2018 Audi A5 Sportback Ambition Plus 2.0 TFSI AT7; bem-vindo ao futuro

Texto e fotos por Yuri Ravitz
Modelo cedido pela Audi do Brasil




Como a gente costuma dizer, existem dois tipos de carros no mundo: os feitos para quem adora dirigir e os dedicados a quem quer apenas se mover com mais conforto. Alguns poucos conseguem combinar as duas coisas com excelência, e geralmente estes se encontram no "andar de cima" como o carro de nossa avaliação da semana: o novo Audi A5 Sportback 2018 na versão Ambition Plus, a topo-de-linha que tem preço base de R$268.990,00.


Conhecido por ser uma versão mais divertida do sisudo A4 (tal qual a BMW faz com seus GTs), o A5 foi renovado recentemente após quase 10 anos da primeira geração surgida em 2007 - e uma atualização de meia vida em 2011. O novo traz as mesmas carrocerias do antigo; coupé de duas portas, Sportback de quatro portas e conversível, além das esportivas S5 e RS5, e é montado numa versão evoluída da plataforma MLB que já equipava o anterior e está presente também em veículos da Porsche.


Visual

O A5 sempre foi tido como um dos carros mais bonitos da Audi; naturalmente seria um desafio desenhar as linhas da nova geração sem correr o risco de arruinar a reputação do carro, o que felizmente não aconteceu. O modelo 2018 é vistoso, imponente e se mostra claramente uma evolução, fazendo o A5 parecer mais caro do que é e atraindo olhares por onde quer que passe. É fato que a silhueta de coupé não agrada a todos, mas foi difícil encontrar quem não desse uma mínima espiada no alemão de luxo.

A versão Ambition Plus ainda traz de série o kit esportivo S line que acrescenta pára-choques mais agressivos, soleiras iluminadas em LED, rodas de 18 polegadas e emblemas decorativos nos pára-lamas, evidenciando um lado "nervoso" e fazendo contraste com os detalhes cromados no contorno das janelas e na régua horizontal na porção inferior do pára-choque dianteiro, elementos que conferem elegância.

Kit S line vem de série no Ambition Plus, mas custa R$12.500 como opcional para os demais
Mecânica

Um carro de mais de 250 mil reais precisa ter um conjunto motriz de respeito, mesmo que o dono não seja aspirante a piloto. Para movimentar o A5 em sua versão topo-de-linha, a Audi escolheu o 2.0 TFSI de 252cv e 37,7kgfm de torque, números gerenciados por uma transmissão automatizada S tronic de sete velocidades com dupla embreagem e enviados para as quatro rodas através do eficiente sistema de tração integral quattro; com isso, ele vai de 0 a 100km/h em 6 segundos exatos e atinge máxima de 250km/h (limitada eletronicamente).

No mais, freios com discos ventilados nas quatro rodas, direção elétrica e suspensão independente cumprem seu papel de fazer do A5 um carro seguro o tempo todo, auxiliados pelos excelentes pneus Michelin Pilot Sport 4 - os mesmos encontrados no Renault Sandero RS Racing Spirit que testamos em Julho (confira aqui).


Tecnologia

O A5 amadureceu em tudo, principalmente no pacote tecnológico. De série, a versão Ambition Plus traz itens como o painel digital Audi virtual cockpit, faróis e lanternas Full LED, teto solar panorâmico com cortina elétrica (que se abre totalmente, diferente do item disponível no A5 anterior que apenas basculava), ar condicionado digital de três zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos (mas sem memória), acabamento em couro com detalhes em alumínio, porta-malas de 480l com tampa de acionamento elétrico, sistema Keyless-Go de partida e trava/destrava sem chave, retrovisores elétricos com desembaçador (o interno é fotocrômico), cintos com tensionadores automáticos, multimídia completa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de ré, iluminação ambiente em LED e muito mais.

A Audi oferece quatro opcionais para quem deseja agregar conteúdo ao A5 Ambition Plus. São eles:

- Head-Up Display (projeta informações no pára-brisa) por R$7.000
- Sistema de som Bang & Olufsen 3D com 19 alto-falantes + subwoofer e amplificador próprio por R$8.000
- Pacote Assistance City com sistemas pre sense basic e rear (que atuam no caso de uma possível colisão ligando os alertas, tensionando os cintos, fechando janelas e teto solar e auxiliando na frenagem se necessário) e assistente de ponto cego por R$12.600
- Pacote Assistance Tour com piloto automático adaptativo com função Traffic Jam Assist (assistente de congestionamentos), assistente de permanência em faixa e farol alto automático por R$12.600.


Nosso modelo de teste trazia os avançados faróis inteligentes Matrix LED, item que segundo a Audi, não é oferecido por aqui nem como opcional

Nossa unidade de teste trazia todos os opcionais disponíveis, além da pintura Azul Scuba de R$2.000, o que na ponta do lápis resulta em R$311.190 no modelo mais completo. Para efeito de comparação, por esse preço já é possível partir para o sedan A6 em sua versão de entrada Ambiente por R$291.990, mais espaçoso e com o mesmo motor e câmbio, porém sem tração integral ou os mesmos refinamentos tecnológicos.



Como anda

O perfil tradicionalmente baixo e largo do A5 confere uma direção esportiva, e no modelo 2018 não é diferente - importante ressaltar que, embora o fato da concepção esportiva, o A5 ainda se configura como um modelo "convencional" que prioriza o conforto ao rodar e oferece exatamente isso, sem batidas secas ou demais incômodos em pisos ruins. Os 252cv garantem disposição de sobra para enfrentar o caos urbano das grandes cidades, ou então fazer bonito na estrada. As trocas rápidas da caixa S tronic ajudam na desenvoltura do sportback alemão, possibilitando ultrapassagens rápidas e seguras com o apoio da total disponibilidade dos 37,7kgfm de torque já aos 1600rpm; e falando em giros do motor, o A5 dificilmente passa dos 2000rpm caso o condutor mantenha o pé leve mesmo em alta velocidade durante viagens. 

Em percurso urbano com ar ligado, start-stop desativado e modo Efficiency escolhido pelo Audi drive select (também de série), o consumo ficou entre 7,5 e 8,2km/l, números ótimos se considerarmos o quanto ele anda e o peso de 1555kg; em trecho rodoviário, saltou para 13,7km/l também com ar ligado e modo Comfort selecionado.




É interessante observar a mudança no comportamento do carro conforme o modo escolhido pelo Audi drive select, capaz de deixar as respostas de câmbio e pedal do acelerador mais ou menos sensíveis a fim de privilegiar a economia, ou então o melhor desempenho. Mais interessante ainda é, caso o comprador opte pelos pacotes opcionais, deixar o A5 se guiar sozinho graças ao piloto de cruzeiro adaptativo ACC (que freia e acelera sozinho de acordo com a distância do veículo à frente) e do assistente de permanência em faixa que, ao detectar as guias da pista, corrige a trajetória do veículo sem a necessidade de intervenção do motorista - recurso que nem sempre funciona no Brasil devido a má qualidade da sinalização da maioria das vias. Mas vale lembrar: o sistema alerta o motorista a manter as mãos no volante, a fim de manter a condução o mais segura possível.



Toda a evolução do A5 o tornou um veículo semi-autônomo, além de inteligente; ao entrar e dar a partida, filetes de LED na cor vermelha se acendem rapidamente na porção superior das quatro portas indicando que o sistema Audi exit warning está ativo - bloqueio automático de abertura da porta caso seja detectada a aproximação de algum veículo ou risco iminente. Após o afivelar do cinto, o sistema o tensiona automaticamente e basta mudar de marcha na alavanca eletrônica (drive-by-wire) no console central para começar a andar. Caso haja algum congestionamento pelo caminho, basta ativar o ACC e ver o Audi assumir totalmente o volante - o sistema Traffic Jam Assist mostra seu ícone de ativação no painel, no HUD e atua em velocidades até 65km/h fazendo até mesmo curvas, mas o motorista precisa se manter atento ou verá um pedido de mãos ao volante na tela do virtual cockpit.


Ícone do Traffic Jam Assist indica que o modelo poderá se guiar sozinho até 65km/h, aliviando o motorista do cansaço dos crescentes congestionamentos. Indicador do lado esquerdo mostra a velocidade selecionada pelo motorista

A cabine é bastante confortável no geral com bom espaço para quatro adultos, e o caimento fluído do teto permite que pessoas até 1,80m viajem sem incômodo. As poucas críticas para o A5 repousam no fato da tela multimídia ser fixa no topo do console central, lembrando a solução da Mercedes-Benz onde muitos dizem parecer haver um "tablet" preso no painel, além do túnel central elevado atrás que torna a vida de um possível quinto passageiro bastante desconfortável, mas que se explica pela presença da tração quattro. Também não há justificativa para a ausência do Park Assist que permite ao veículo se estacionar sozinho em determinadas vagas, item disponível para o A3. 



Vale a pena?

O A5 Sportback é o típico carro de nicho, já que custa caro e possui um único concorrente direto - o BMW 430i Gran Coupé M Sport de R$276.950. Pelo preço base de R$268.990 do Ambition Plus, o conjunto motriz se alinha com o do Bimmer e não deixa espaço para queixas, além de fazer bonito também nos itens de série e nos opcionais que o tornam semi-autônomo. A mudança de geração não alterou a proposta do modelo, que é a de ser uma alternativa mais divertida (e nada discreta) do A4.

Como o irmão menor A3 (confira nossa avaliação aqui), o A5 topo-de-linha não é nenhuma pechincha, mas compensa pelo desempenho satisfatório aliado ao bom consumo e toda a tecnologia embarcada, além da silhueta aerodinâmica e fluída que o torna impossível de passar despercebido.


Confira mais fotos do A5 Sportback Ambition Plus (clique para ampliar):


Dianteira imponente traz filetes verticais brilhantes na grade, luzes diurnas em LED semelhantes às do R8 e, embaixo, sensores de detecção de luz, faixas de rodagem e tráfego adiante