segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Testes rápidos; novidades da Volkswagen no Brasil

Por Yuri Ravitz
Evento a convite da Volkswagen do Brasil


Da frente para os fundos: Tiguan Allspace R-Line, Polo Highline Beats e Golf GTE


A Volkswagen do Brasil realizou, neste último fim de semana de Agosto, mais uma edição do Volkswagen Driving Experience no Rio de Janeiro, uma ação que visa mostrar as últimas novidades da marca aos convidados e à imprensa especializada. Até o fim do ano, outras cidades como Recife, Salvador, Porto Alegre e São Paulo também receberão o evento.

Além dos últimos lançamentos, o "VWDX" mostra algumas das mais recentes tecnologias onde a empresa concentra seus esforços, e permite que os convidados as conheçam na prática através de atividades dedicadas em circuito fechado, na companhia de instrutores. Há também a presença de vendedores de diversas concessionárias locais, a fim de facilitar o processo de aquisição de veículos 0km.

Plataforma MQB exposta para os presentes, a fim de mostrar sua estrutura modular

De olho nos lançamentos, logo nos dirigimos ao briefing e, então, para a pista conferir o que a marca tem de novo para o consumidor brasileiro. Toda a linha estava disponível para um rápido test-drive, mas nos concentramos nos seguintes modelos (em ordem de teste):

Passat Highline 2018;
Golf Highline 1.4 TSI 2019;
Novo Tiguan Allspace R-Line;
Gol 2019 com motor 1.6 MSI de 120cv e câmbio automático "tiptronic" de seis velocidades;
Amarok 2019 Highline Extreme com motor 3.0 V6 TDI de 225cv;


Passat 2018 Highline

Decidimos começar pelo maior sedan da VW à venda no Brasil, além de ser um dos modelos mais caros de seu atual portfólio. Isso teve um motivo estratégico: a atual geração do Passat já é oferecida por aqui faz um tempo, mas não recebe muita atenção pelo fato de seu preço bater de frente com o dos rivais alemães de marcas premium, inferiores em posicionamento mas com mais prestígio (leia-se BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C). Durante esse primeiro contato com ele, chamou atenção o design que mescla elementos discretos, elegantes e futuristas; há fartura de detalhes cromados na parte externa e LEDs no conjunto ótico. A boa impressão continua na cabine, bem acabada e repleta de funcionalidades.

O Passat é movido pela mesma dupla de motor e transmissão do Golf GTI, ou seja, um 2.0 turbo de 220cv e 35,7kgfm gerenciados pelo câmbio automatizado DSG de dupla embreagem com seis velocidades (que também está presente no Audi A3 2.0 Ambition, mas com outros nomes). Apesar de permitir uma condução mais divertida, o Passat se moveu durante nosso curto teste de forma sublime o tempo todo; recheado com tecnologias como o painel digital Active Info Display, piloto automático adaptativo ACC e outros, o modelo oferece muitos mimos aos passageiros e se mostra uma opção interessante para quem busca um sedan recheado, potente e discreto.


Golf 2019 Highline

O Golf mudou há pouco tempo, e nós publicamos sobre as alterações que o hatch médio sofreu. O que não mudou foi o conjunto mecânico: a versão de entrada segue com o 1.0 TSI de 128cv também usado na dupla Polo/Virtus, enquanto a intermediária Highline vem com o 1.4 TSI de 150cv. Foi a que menos subiu de preço com a atualização, saindo dos 109 para 112 mil, e ganhou boas novas como os faróis Full LED adaptativos (em substituição aos antigos bi-xenon) e o multimídia Discover Media, maior e mais completo que o Composition Media. Só faltou a opção do painel digital, que ficou restrito ao topo-de-linha GTI como item de série e pode ser encontrado no Polo, seu irmão mais barato.

No mais, se mostrou o mesmo Golf de sempre; um carro bem disposto e equilibrado, características comuns aos hatches médios. A parte ruim é que a atualização não trouxe de volta a suspensão multilink na traseira, mantendo o eixo de torção que é mais barato e menos refinado, e não proporciona o mesmo comportamento dinâmico da configuração mais sofisticada.


Novo Tiguan Allspace 2019 R-Line

Um dos principais lançamentos de 2018 foi a nova geração do Tiguan, que veio ao Brasil na carroceria Allspace (maior que a convencional) e opções de cinco e sete lugares. Fomos na mais cara, a R-Line que usa o mesmo conjunto mecânico do Passat (exceto pelo DSG de sete marchas), mas conta com tração integral 4MOTION. Apesar de ser um SUV, o jeitão de perua do design do Tiguan Allspace reforça seu foco, que é o de ser um veículo familiar que se manterá longe do "fora-de-estrada", mas que terá bastante espaço e comodidade para todos. O ar condicionado de três zonas, o extenso teto solar panorâmico e os bancos móveis da segunda fileira (que podem ser deslocados horizontalmente) garantem que todos viajem sem queixas.

Na pista, o Tiguan R-Line disfarça seus pesados 1.785kg graças às trocas rápidas do câmbio de dupla embreagem e à entrega de força nas quatro rodas pela tração integral permanente, o que faz dele um utilitário ágil e bastante estável. O problema é que esses quase 1.800kg não favorecem a economia de combustível, e ter toda essa força disponível é bom, mas parece ser mais do que necessário para um modelo comum; se gostou do novo Tiguan e não quer um carro gastão, o 1.4 TSI das versões de entrada e intermediária dará conta do recado, pois a ausência da tração integral o deixa quase 200kg mais leve.


Gol 2019 1.6 MSI AT6

Demorou, mas finalmente aconteceu: o Gol recebeu um câmbio automático de verdade, além do motor 1.6 MSI de até 120cv com etanol (110cv na gasolina). O veterano também ganhou uma nova dianteira, a mesma já utilizada pela Saveiro e pelo finado Gol Track, que traz para-choque de recortes mais retos, faróis maiores com duplo refletor e grade central mais pronunciada. Os demais ângulos do compacto não sofreram alterações, assim como a cabine.

O Gol não recebe mudanças profundas desde 2008, quando chegou o famoso "G5" (que foi a terceira remodelação completa), mas a nova dupla de motor e caixa fez muito bem a ele. Devido ao peso bruto de apenas 1.040kg, o pequeno se move com muita esperteza e suavidade, sem os trancos que traumatizaram os donos dos antigos I-Motion automatizados; as trocas são imperceptíveis e acontecem por volta dos 2.000rpm, favorecendo o silêncio a bordo. Para os mais exigentes, há paddle-shifters atrás do volante para trocas manuais, que também podem ser feitas na alavanca, além de um modo Sport que realiza as mudanças de marcha em giro mais alto.

Ao final do teste, a impressão clara foi a de que o Gol merece uma renovação com urgência, a fim de deixá-lo condizente com o conjunto mecânico moderno que ganhou recentemente.


Amarok V6 Highline Extreme

Deixamos o Volkswagen mais caro do Brasil por último; a Amarok V6 na versão Highline Extreme. São R$197.930 pedidos por ela, o que a coloca como uma das mais caras do segmento - em contrapartida, o novo 3.0 de seis cilindros em V faz dela a mais forte da categoria. Esteticamente, a única novidade da V6 pras demais é o emblema cromado "V6" na grade dianteira; no caso da Extreme, há santo-antônio decorativo (na caçamba) na cor da carroceria, estribos laterais em alumínio e rodas de 20 polegadas com acabamento diamantado. O câmbio é o mesmo automático de oito marchas da 2.0, e a tração é integral 4MOTION permanente com opção de reduzida.

É na pista que percebemos a verdadeira diferença da V6 pra 2.0 bi-turbo; falando apenas de números, são 225 contra 180cv de potência, e 56,1kgfm contra 42,8kgfm de torque. Ao pisar fundo no acelerador, a Amarok dispara em linha reta e avança as marchas com tanta rapidez que causa incômodo, pois deixa a sensação de que poderiam ser mais exploradas. Sobra vigor pra movimentar as mais de 2 toneladas da alemã, que pode chegar aos 100km/h em 8 segundos e ainda conta com função "overboost" que eleva temporariamente a potência para 245cv e o torque para 60,1kgfm. Mais uma vez, a tração integral 4MOTION auxiliou de forma significativa na estabilidade, e deverá fazer a diferença também em pisos acidentados.


Encerramento

Encerrado o evento, concluímos que foi uma rápida, mas interessante oportunidade de conhecer alguns dos novos produtos que a Volkswagen começou a oferecer ao consumidor brasileiro. Parabenizamos à montadora por organizar ações desse tipo, e agradecemos o convite para fazer parte dessa busca por estreitar laços e melhorar o relacionamento com seus clientes.



Não deixe de acompanhar o Volta Rápida também no Instagram e no YouTube!