quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Novo Volkswagen Jetta no Brasil; o que sabemos até agora

Por Redação

Novo Jetta na versão R-Line, intermediária lá fora que deverá ser a topo-de-linha aqui. Foto: Divulgação

O novo Volkswagen Jetta já está em solo brasileiro, e mais perto de ser lançado do que a gente imagina. As provas disso são os constantes flagras que começaram a aparecer na internet nesta primeira semana de Setembro, mostrando versões variadas rodando nas ruas brasileiras com pouquíssima camuflagem, e graças a eles já é possível deduzir algumas coisas que podemos esperar para o sedan no mercado brasileiro.

Adotando a plataforma MQB em substituição à antiga PQ35, a nova geração conta apenas com o conhecido 1.4 TSI de 150cv e 25,5kgfm para todas as versões, sendo que o modelo brasileiro deverá trazer a transmissão automática de seis velocidades já usada por outros veículos da montadora. Nos EUA, ele recebeu uma nova caixa de oito marchas.


O flagrante acima foi feito pela nossa equipe, na tarde de ontem na região central do Rio de Janeiro capital, e mostra o novo Jetta já com placa cinza definitiva e camuflagem apenas nos emblemas, dianteira e traseira. Quando consultada a placa no sistema online, aparece o nome "JETTA RL", indicando se tratar da versão R-Line, o que também pode ser constatado pelas rodas aro 17 e acabamento grafite. Repare que é o mesmo modelo de roda utilizado no Jetta laranja da foto de abertura.

Outros detalhes são os faróis de neblina com lâmpadas halógenas e os faróis principais do tipo Full LED em refletores com luzes diurnas (DRL). Com a mudança de geração, o Jetta passa a trazer conjunto ótico com predominância de LEDs para todas as versões, inclusive nas lanternas traseiras, abrindo mão dos faróis convencionais das versões mais baratas e dos bi-xenon com lavadores das mais caras.


Já o flagrante acima vem do grupo Volkswagen News - Brasil no Facebook, e mostra o novo Jetta na versão Comfortline, o que pode ser confirmado pela consulta no sistema que exibe a nomenclatura "JETTA CL" e pelas rodas mais simples, sem acabamento diamantado ou grafite. Infelizmente não foram publicadas fotos da dianteira, o que nos impossibilita de saber maiores detalhes.

Diante disso, podemos deduzir que a Volkswagen seguirá um caminho bastante parecido com o que fez no novo Tiguan. São duas hipóteses: uma versão de entrada sem nome, uma intermediária Comfortline e a top R-Line, ou então a de entrada Comfortline, a intermediária Highline (como foi com o último) e o topo R-Line. Vale lembrar que, nos EUA, o novo Jetta conta com cinco versões - da mais barata para a mais cara, são: a S de entrada, a SE, a R-Line, a SEL e a SEL Premium no topo da cadeia.

Interior do Jetta mais completo lá fora deverá ser o mesmo por aqui. Foto: Divulgação

Outros elementos que estão certos de vir no novo Jetta brasileiro são o painel digital Active Info Display e o multimídia Discover Media, mais completo e com tela maior que o conhecido "Composition Media" do atual, que ficará como equipamento da versão mais barata no novo. Outras novidades como a iluminação ambiente configurável, o teto solar panorâmico semelhante ao do Golf e o sistema de som Beats ainda são incógnitas.

Mais detalhes surgirão em breve; para não perder nada, não deixe de nos acompanhar pelo Instagram e também pelo YouTube!