sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Por que não faz sentido comparar novo X usado?

Por Redação


Kwid 0km ou A3 2007? Ambos possuem o mesmo valor de compra, mas um abismo de diferença em manutenção


Toda vez que um carro novo é anunciado acontece a mesma coisa: chovem comparações sobre qual usado (geralmente importado e muito superior) daria pra comprar com o valor daquele lançamento mais simples, basicão, com um conjunto mecânico mais modesto, entre outras coisas. É uma prática que tem se tornado cada vez mais comum diante dos subsequentes aumentos dos preços de modelos 0km mas, além de não ser muito inteligente, pode ser perigosa e colocar o comprador em uma verdadeira armadilha.

Visando esclarecer alguns pontos geralmente esquecidos por muitos dos frequentes comentaristas da internet, o Volta Rápida separou e listou alguns dos motivos pelos quais você não deve comparar um carro 0km com um usado anunciado pelo mesmo valor, a fim de não se meter numa enrascada e viver um pesadelo ao invés de realizar um sonho. Vamos lá?

Um BMW 320i ano/modelo 2008 custa o mesmo que um hatch compacto de entrada... só na hora da compra.

Custo de aquisição X custo de manutenção

Nos dias atuais, qualquer hatch compacto de entrada pode ser comprado no mercado de 0km por valores entre 40 e 50 mil reais - mesma quantia pela qual é possível encontrar uma infinidade de opções no mercado de usados. De sedans médios de luxo a SUVs ou modelos esportivos, o comprador se vê maravilhado diante de tantas opções na internet e esquece de uma máxima bastante elementar: não basta comprar. É preciso conseguir manter, caso contrário, tudo o que você conseguirá é um belo e caro peso de papel pra enfeitar a garagem.

Um carro de entrada projetado para custar 40 mil reais terá a manutenção de um carro de entrada - paralelo a isso, sendo 0km, o único custo que cabe nesse ponto é o das revisões. Já um carro de luxo que era vendido a 150 ou 200 mil reais segue a mesma ordem: terá o custo de manutenção de um carro de luxo de mais de 100 mil reais. O custo de manter um determinado modelo não diminuiu só porque ele ficou mais barato de comprar e, pra piorar, o fato de ser usado torna o veículo uma verdadeira caixa de surpresas, pois não se sabe como ele foi cuidado pelo antigo dono e nem por quais agruras passou durante sua vida.

C63 AMG 2008, um perfeito exemplar de alta performance e engenharia pelo mesmo valor de um SUV médio 0km. Experimenta alimentar o bichão e mantê-lo capaz de aproveitar todos os cavalos do V8...

Custo de uso

Passado o primeiro ponto, nunca é demais lembrar que, para que um carro possa circular com segurança por ruas e estradas, ele precisa estar em perfeitas condições de uso em todos os seus componentes vitais: pneus, faróis, parte elétrica, dispositivos de segurança, entre inúmeros outros. Além disso, ele precisa ser abastecido e, quanto mais um carro anda, mais ele consome - especialmente se for antigo, onde a tecnologia não era desenvolvida como nos dias atuais. Você vai conseguir bancar aquele motorzão fazendo 6km/l na cidade? Vai ter condições de repor aquele pneu largo e esportivo aro 18 que estourou no buraco ou, então, de comprar aquela lâmpada de xenon pra substituir a que queimou no farol principal e que custa 10 vezes mais que uma halógena?

Outro fator que piora a situação toda é a insegurança que assola praticamente todas as localidades do nosso país, o que obriga o comprador a contratar um seguro para seu automóvel comprado com tanto suor. Dependendo de suas condições de estadia, moradia e tipo do carro, o seguro pode ser amigo ou carrasco do seu bolso. Não é via de regra mas, quanto mais comum for um carro, mais barato o seguro tende a ser.

Que tal levar toda a família em um confortável Kia Sorento 2011 pelo mesmo preço de um hatch popular 0km? Apenas lembre-se de juntar o dinheiro de todo mundo pra abastecer e cuidar do carrão.

Bendita garantia

Você comprou seu 0km popular, sem grandes luxos mas com o mínimo de conforto, usa o carro diariamente da forma que ele deve ser usado, com todo o cuidado e, de repente, alguma coisa inesperadamente estragou ou não saiu como o planejado. O que você faz? Leva na concessionária e não sai de lá até o problema ser resolvido, afinal, você comprou um produto novo e que conta com garantia do fabricante. É um direito seu e deve ser exigido para qualquer inconformidade inesperada, desde que você não tenha causado o problema deliberadamente por falta de cuidado ou noção.

Você comprou seu carrão usado de luxo, cheio de tecnologia e trezentos sensores, com um motor de respeito e aquele visual de virar pescoços nas ruas. De repente acontece um problema inesperado e a garantia de 3 meses do lojista, prevista em lei, passou. O que você faz? Como diria o apresentador Faustão: "se vira nos trinta". Se não tiver um mecânico de confiança e dinheiro guardado para emergências, prepare o estoque de analgésicos para aliviar as dores de cabeça que terá.

O Uber é um dos aplicativos de mobilidade mais famosos e utilizados no mundo inteiro, trazendo até carros autônomos em alguns países.

Eu quero ou eu preciso?

Você gostaria de ter um carro ou você efetivamente precisa de um? Diante de todos os custos que estão envolvidos na posse de um veículo, é interessante parar pra pensar na própria vida e rotina, a fim de decidir o que é mais vantajoso para o seu momento atual. Além do transporte público (que, verdade seja dita, é deficiente em alguns lugares), há uma grande variedade de aplicativos que facilitam a mobilidade e atendem a praticamente todos os bolsos, necessidades e gostos. Nossa recomendação é: analise seu trajeto costumeiro, calcule quanto sairia (mais ou menos) o uso mensal do aplicativo X quanto custaria ter e manter um determinado modelo.


Custo parecido, condições diferentes

Se você só compra carros à vista pode pular este tópico: é o melhor negócio e, ainda que não pague o valor cheio, uma boa entrada já melhora muito o financiamento. Se, por outro lado, você só compra carro parcelado, é imprescindível lembrar de dois fatores básicos. O primeiro é: quanto mais longo o financiamento, mais você vai pagar ao final dele por conta dos juros maiores. O segundo ponto que muitos se esquecem é: quanto mais antigo um carro, mais caro o financiamento porque os juros também ficam mais altos - em carros com mais de dez anos, as taxas de juros podem até dobrar em relação às de um financiamento de um zero-quilômetro.


E os seminovos?

Seminovos são aqueles veículos que possuem até três anos de uso/fabricação, rodaram no máximo 60 mil km dentro desse período, trazem todas as revisões carimbadas na concessionária e não apresentam nenhum histórico de acidente - se falhar em qualquer um destes pontos se torna um USADO e deve ser comercializado como tal. Diante disso, sim: os seminovos podem ser um bom negócio pra quem procura um carro um pouco melhor pelo mesmo valor de um 0km mais básico, pois muitos ainda trazem garantia de fábrica e só tiveram um proprietário, o que reduz as chances de pegar um modelo mal cuidado. Entretanto, alguns fatores ainda devem ser considerados pois também valem para os seminovos, dentre eles: custo do seguro, custo de uso do carro, necessidade pelo veículo...


A essa altura, depois de tantos pontos levantados, pode parecer que jogamos um balde de água fria em seus planos mas nosso objetivo é, acima de tudo, garantir que você faça uma boa compra e fique satisfeito. Mais importante do que ter um carrão que impressione os outros ou faça inveja ao vizinho é ter um produto que atenda às suas necessidades, não machuque o bolso e proporcione a melhor experiência possível de uso. É perfeitamente possível encontrar ótimos exemplares no mercado de usados e ter uma vida bem tranquila com eles, mas é imprescindível ter noção de onde você está aplicando seu dinheiro e o que deve esperar daquele bem.

Como você já percebeu, não faz o menor sentido comparar carros 0km com carros usados somente pelo valor de compra: listamos aqui alguns dos fatores principais que você deve sempre pesar na balança, além, é claro, de solicitar o test-drive e experimentar o carro na prática. Caso não consiga fazer essa análise sozinho, procure a ajuda de um amigo que saiba um pouco mais ou da mídia especializada no mercado automotivo. É para isso que estamos aqui ;)


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